Decoração industrial ou moderna: qual é o seu estilo?

A decoração industrial e a moderna são dois estilos que sempre estão em alta. E não é para menos, os dois estilos possuem características bem definidas, algumas delas similares, que proporcionam a criação de espaços práticos, aconchegantes e atraentes ao olhar. Se você gosta de ambientes descolados, originais, com toques atuais mas ao mesmo tempo muito convidativos, algum desses dois estilos pode te interessar. Conheça mais sobre a decoração industrial e a moderna. 

 

O estilo industrial

 

O estilo industrial

 

Apesar da aparência moderna e atual o estilo industrial não é nada novo. Ele surgiu entre as décadas de 1950 e 1970 em Nova Iorque quando os antigos galpões e prédios, antes comerciais, passaram a servir de moradia  em formato de lofts mais econômicos. Ao invés de reformar os ambientes a aparência original dos galpões e fábricas foi mantida e incorporada à decoração. Dai vem sua aparência mais brutalista, crua e até mesmo um pouco rústica, somada a elementos para trazer ainda mais personalidade e calidez aos ambientes decorados e afastar a frieza que alguns materiais podem causar. 

O que não pode faltar na decoração industrial

décor industrial

 

 

Espacial Arquitetos

 

  • Integração: Os ambientes são tolamente conectados, isso vale para a área social e em alguns casos até mesmo a área íntima (como o dormitório) é integrada no conjunto.   
  • Tijolos aparentes: Podem ser originais do projeto ou criadas a partir da retirada do reboco da parede ou da instalação de placas, revestimentos cerâmicos ou até mesmo papel de parede que simulam esse material. 
  • Madeira e metais: Pode ser utilizada no piso, móveis e detalhes como prateleiras e bancadas, e se for em sua versão natural, melhor ainda! Já o ferro é bastante utilizado em complementos e detalhes como luminárias, pés de mesas, corrimãos, parapeitos e etc.
  • Cimento e concreto: Podemos utilizá-los no piso, com a versão de cimento queimado ou através de cerâmicas que simulam este material. Em bancadas, paredes, vigas e tetos na versão bruta e sem acabamento do concreto.
  • Acabamentos: As instalações hidráulicas e elétricas não ficam escondidas por dentro das paredes como em projetos convencionais, neste caso as tubulações ficam totalmente à mostra formando desenhos nas paredes e complementando a decoração. 

O estilo moderno

 

O estilo moderno

 

A decoração moderna tem como premissa a simplicidade e a organização. A origem desse estilo provem da decoração alemã e escandinava do início do século vinte e tem como princípio o menos é mais. O estilo moderno visa ambientes práticos, sem excessos, versáteis e funcionais onde para todos os objetos "a forma deve seguir a função", ou seja, que os objetos estejam ali somente para cumprir sua funcionalidade e não para fazer volume. Para conseguir um estilo decorativo moderno é preciso ater-se ao necessário e eliminar o desnecessário. 

 

O que não pode faltar na decoração moderna

 

O estilo moderno

 

  • Integração: Os ambientes são integrados na decoração moderna com o intuito de facilitar a decoração, a circulação, melhorar a iluminação e aportar uma maior fluidez quebrando as barreiras visuais.   
  • Linhas retas e simples: Tanto para a arquitetura quanto para os móveis e complementos predominam as linhas retas e simples, sem muitos detalhes ou curvas.
  • Cores: As cores predominantes são as cores claras e neutras para a maioria das superfícies, sendo que o toque de cores mais fortes são mantidos apenas em alguns detalhes pontuais.
  • Texturas e acabamentos:  As texturas, apesar de simples e minimalistas, são vistas em revestimentos de paredes e pisos. Os acabamentos reflexíveis para superfícies como o vidro, cromo ou inox também são bem-vindas.
  • Móveis multifuncionais: A funcionalidade esta acima de tudo na decoração moderna. Sendo assim os móveis multifuncionais entram em cena para facilitar o uso no dia-a-dia e também para desobstruir os espaços.
  • Iluminação natural: A iluminação natural é muito valorizada e potencializada na decoração moderna. Para isso as janelas são desobstruídas, as cortinas são leves e o uso dos espelhos são estratégicos.
  • Objetos decorativos: Na decoração moderna podemos utilizar alguns objetos decorativos mais imponentes como quadros, esculturas, vasos ou qualquer outro tipo de obra de arte que aporte personalidade e até mesmo pitadas de cor na decoração. 

Qual escolher?

 

estilo industrial

 

estilo moderno